PERNAS BONITAS MERECEM ATENÇÃO REDOBRADA
Protetor solar é fundamental para a manutenção diária da saúde das pernas

Pernas bonitas e bem tratadas atraem muitos olhares e valoriza qualquer pessoa. Mas, para isso, é fundamental cuidá-las, tratá-las com carinho e evitar que sofram agressões.

As manchas comprometem e muito a beleza das pernas. Normalmente, elas aparecem devido à exposição inadequada ao Sol. A maioria das pessoas costuma proteger regiões de maior incidência ao Sol, como ombros, peito e rosto, mas se esquecem de proteger as pernas. Assim, a freqüência de exposição solar acaba causando alterações na formação do pigmento que da cor a pele (melanina) e causa sardas, que se fixam definitivamente.

A melhor forma de se evitar manchas é utilizar protetor solar e produtos hidratantes altamente efetivos durante o banho de Sol, principalmente caso se perceba algum ferimento na pele.

Um outro problema é a formação das sardas nas pernas devido à exposição ao Sol, após depilar-se com lâminas de barbear. Mesmo que imperceptíveis a olho nu, as lâminas provocam pequenos ferimentos que quando expostos à luz Solar, acabam intensificando a produção de melanina na pele.

“Existem também as manchas causadas por uso de bronzeadores sem sol. Estes produtos, desde que de boa qualidade e aplicados de maneira correta, não devem provocar manchas, porém quando provocadas, não há muito com o que se preocupar, pois o processo se reverte sozinho”, explica o cosmetólogo, esteticista, consultor e professor do Senac, Orlando Sanches.

Existem vários tipos de tratamentos para as manchas já instaladas, que vão desde os despigmentantes e ácidos até o uso de laser para manchas.”Vale lembrar, que para se determinar o melhor tipo de tratamento, é necessária uma avaliação técnica especializada e só assim definir qual a melhor forma de tratamento”, finaliza Sanches.

Já as manchas brancas são um problema para se tratar, pois como os melanócitos daquela região da pele já não produzem a melanina, torna-se difícil atingir pigmentação adequada.

De qualquer forma, vale a pena que um especialista diagnostique e proponha o tratamento mais adequado.

Aspereza

As alterações de espessura da pele das pernas (queratoses), devem-se ao atrito causado pelas roupas ou meias-calça, atrito entre as coxas ou também pela depilação. São uma forma de proteção que o organismo humano encontra para evitar lesões maiores em futuros atritos.

Um maneira simples e efetiva de se melhorar as asperezas é o uso de emulsões hidratantes que contenham princípios ativos como o ácido salicílico e a uréia. Estas substâncias aceleram a esfoliação da pele e aumentam os níveis de retenção de água na pele.

Em clínica de estética, pode-se optar pela gomage. Um método de esfoliação através de massagens circulares auxiliada por um produto, normalmente a base sílica (bolinhas de polietileno) ou fragmentos de sementes de plantas desidratadas como a semente de damasco, que promovem atrito e removem as camadas superficiais da epiderme, também conhecidas como “células mortas da pele”. Após a aplicação, a cliente retira o excesso do produto na ducha, na própria clínica, e recebe uma massagem relaxante com creme hidratante. Este tratamento também pode ser utilizado como preparo para um bronzeado mais uniforme e saudável.

Confira abaixo, as principais dúvidas sobre como cuidar e tratar bem das pernas, conforme orientação do esteticista Orlando Sanches.

1- Quando as pernas ficam rachadas devido a estarem ressecadas quais os procedimentos que devemos adotar?

Sanches – Um boa sugestão é utilizar esfoliantes após o banho, se a pele tratada for muito seca, deve-se aplicar um óleo pós banho de acordo com as instruções do fabricante, ou se a pele for do tipo normal, deve-se aplicar uma loção cremosa hidratante, com movimentos circulares ou ascendentes (no sentido dos pés para a coxa). Quem tem pele oleosa, dificilmente, sofrerá com rachaduras ou ressecamentos.

2 – A depilação pode ocasionar este ressecamento?

Sanches – A depilação com cera quente, normalmente, resseca a pele e pode também ocasionar foliculite.

3 – Qual tipo de creme é o mais indicado para as pernas e de quanto em quanto tempo devo aplicar?

Sanches – O creme deverá ser escolhido de acordo com o tipo de pele – creme se for seca e loção cremosa se for normal. A aplicação deve ser diária após o banho.

Deve-se evitar banhos demorados e a água deve ser morna, pois a água quente remove parte da oleosidade natural da pele e causa maior ressecamento. Também deve-se optar por um tipo de sabonete que seja hidratante para que se minimize esses efeitos.

4-Tem alguma curiosidade, dica, ou mesmo conselho na área de alimentação para deixar a pele das pernas bonitas?

Sanches – Além das dicas acima, consumir alimentos que sejam ricos em beta-caroteno (precursor da formação da vitamina A) é uma excelente sugestão alimentar. A cenoura e os legumes com tom alaranjados e avermelhados normalmente tem maior quantidade de beta-caroteno.

Consumir alimentos que contenham vitamina C também podem ajudar e melhorar a qualidade da pele.

Orlando Sanches, esteticista, cosmetólogo, consultor e professor do Senac
E-mail: orlando@sanchesmagno.com

Envie uma mensagem